O(a) fisiatra busca a reabilitação do(a) paciente com o mínimo de procedimentos invasivos.
O principal objetivo da fisiatria é restabelecer as funções que estão prejudicadas pela doença utilizando múltiplos recursos e, muitas vezes, trabalhando em associação com outros profissionais de saúde, como o fisioterapeuta ou o ortopedista especialista em cotovelo, por exemplo.
Na fisiatria se estabelecem metas de curto e longo prazo para o tratamento de cotovelo de tenista, também conhecido como epicondilite lateral.
Tratamento de cotovelo de tenista
O(a) fisiatra pode sugerir alguns exercícios e práticas para sua reabilitação.
Pode ser solicitada uma avaliação da sua técnica esportiva ou dos movimentos envolvidos nas tarefas do seu trabalho para determinar as melhores etapas para reduzir o estresse no tecido lesionado.
No caso de dor intensa o(a) fisiatra pode ainda administrar injeções locais de esteróides.
O(a) fisiatra também pode ensinar exercícios para alongar e fortalecer gradualmente os músculos, especialmente os músculos do antebraço.
Exercícios excêntricos, que envolvem abaixar o pulso muito lentamente depois de levantá-lo, são particularmente úteis. Uma atadura ou cinta no antebraço podem reduzir o estresse no tecido lesionado.
O regime de tratamento excêntrico e concêntrico tem sido descrito como opção acessível, conveniente e eficaz para o tratamento de cotovelo de tenista. Os pacientes devem estar em conformidade e ter alguma tolerância à dor. Eles também precisam ser aconselhados sobre o agravamento da dor ao realizar os exercícios.
Pacientes também podem receber uma folha de instruções detalhada para permitir que sigam o protocolo com segurança em casa.
Normalmente, a dor do cotovelo de tenista diminui após 4 a 6 semanas de execução diligente dos exercícios uma vez por dia, 7 dias por semana.
Uma forma atual, moderna e muito eficaz de tratar a epicondilite é a Terapia por Ondas de Choque. Consiste na aplicação de 2 a 3 sessões semanais, e o resultado esperado é a melhor das dores e aceleração da recuperação funcional quando associado a fisioterapia.
Além disso, o(a) fisiatra pode lhe orientar outras práticas de autocuidado como:
Descanso: Evite atividades que agravem sua dor no cotovelo.
Gelo: Aplique gelo ou uma bolsa de gelo por 15 minutos, três a quatro vezes ao dia.
Cuidado com seus movimentos: Certifique-se de usar a técnica adequada para suas atividades e evitar movimentos repetitivos do pulso.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK