R. Balthazar da Veiga, 634 Cj. 22
Vila Nova Conceição - São Paulo/SP

Tratamentos para Epicondilite Medial

Compartilhe

Atualizado em 10/12/19

O tratamento para epicondilite medial, também conhecido como cotovelo de golfista, começa evitando atividades que causam dor. 

Inicialmente para ajudar a aliviar a dor, use gelo e repouso.

Medicação

Caso a dor seja muito forte você pode tomar um analgésico simples de venda livre.

Um(a) médico pode indicar injeções de corticosteroides ou anti-inflamatórios, para alívio a curto prazo das dores.

Outros tratamentos para epicondilite medial, alguns, inclusive, que você pode fazer sozinho(a):

  • Descansar: Atividades repetitivas devem ser adiadas até que a dor acabe. Caso você retorne à atividade muito cedo, pode piorar sua condição.
  • Resfrie a área afetada: Aplique compressas de gelo no cotovelo de 15 a 20 minutos por vez, três a quatro vezes ao dia por vários dias. Para proteger sua pele, envolva os sacos de gelo em uma toalha fina. 
  • Massagear a parte interna do seu cotovelo com gelo por cinco minutos por vez, duas a três vezes por dia pode ajudar.
  • Use uma cinta/atadura: O(a) médico(a) pode recomendar que você use uma cinta de força contrária no braço afetado, o que pode reduzir a tensão nos tendões e músculos.
  • Alongar e fortalecer a área afetada: O(a) médico(a) pode sugerir exercícios específicos para alongamento e fortalecimento desses grupos musculares.

Outras opções de tratamento incluem a aplicação de ultrassom e/ou algumas das muitas correntes elétricas específicas de uso pelos fisioterapeutas (galvânica, interferencial, FES, russa, aussie etc). 

Essas terapias são seguidas por um programa de reabilitação guiado, no qual a intensidade e a frequência da atividade são aumentadas gradualmente, com o objetivo principal de retorno à atividade esportiva ou ocupacional. 

Durante a reabilitação, o equipamento e a técnica esportiva são avaliados e modificados se necessário; por exemplo, praticantes de golfe podem substituir os tacos de ferro antigos por tacos de grafite, mais leves. Jogadores de tenis podem receber orientações sobre tipos de raquetes, tensionamento das cordas etc.

Volte gradualmente às suas atividades habituais. Quando sua dor acabar, pratique os movimentos dos braços de seu esporte ou atividade. 

De acordo com a literatura, as taxas de sucesso dos tratamentos não cirúrgicos para a epicondilite medial chegam a 90%.

Leia também: “Cotovelo de golfista? Saiba quais são os principais tratamentos para epicondilite”

Cirurgia

A cirurgia raramente é necessária. Mas se seus sinais e sintomas não responderem ao tratamento conservador entre seis a 12 meses, a cirurgia pode ser uma opção. 

 As técnicas cirúrgicas para epicondilite medial incluem abordagens abertas e artroscópicas com dissecção, liberação e desbridamento do tendão degenerado.

A liberação percutânea do cotovelo de golfista sob anestesia local é um procedimento minimamente invasivo que pode ser feito em ambulatório e pode ser indicado para resolução da epicondilite medial. Esse procedimento é fácil, rápido e econômico, apresenta um baixo índice de complicações e bons resultados.

Uma boa evolução e o tratamento completa depende de acompanhamento profissional que você encontra na Articulab.

 

Mais postagens

Articulab - Ortopedia Moderna Especializada Todos os direitos reservados - Politica de privacidade

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

OK