O ombro é uma das articulações que mais sofre lesões no corpo.
A articulação do ombro é altamente suscetível a lesões porque se move através de uma vasta amplitude de movimento. Esse movimento requer controle muscular adequado para garantir que o braço se mova suavemente acima da cabeça, por exemplo.
Quando o movimento é restrito ou os músculos têm fraqueza, uma lesão é ainda mais suscetível.
Então, um primeiro cuidado para evitar lesões nos ombros é fortalecer a musculatura da região.
Outros cuidados que você pode ter para evitar lesões:
Escute seu corpo. Se seu ombro ficar dolorido após qualquer atividade, não o ignore. Se a dor for grave e não desaparecer, consulte seu médico. Não há necessidade de resistir. Você só pode piorar as coisas.
Fique em forma. Mantenha seu corpo em boa forma física com exercícios regulares e uma dieta saudável. É uma maneira de ficar bem e pode ajudar a evitar lesões.
Exercite-se da maneira certa. Aqueça antes de se exercitar. Comece devagar se você não pratica um esporte ou atividade há algum tempo. Aprenda a levantar pesos na musculação da maneira certa. Não exagere.
Alongue-se. Muitas vezes trabalhos de menor impacto, como a rotina de trabalhar em frente a um computador, pode lesionar seus ombros.
Leia também: “Saiba como a fisiatria pode ajudar no tratamento de cotovelo de tenista”
A dor crônica no ombro muitas vezes é resultado de movimentos prolongados, repetitivos ou desajeitados. Às vezes, esse tipo de dor é chamado de lesão por esforço repetitivo (LER) ou distúrbio de trauma cumulativo.
Lembre-se de fazer pausas na sua rotina de trabalho para se alongar.
O que acontece quando a dor não desaparece no curto prazo, ou piora? A dor no ombro pode persistir e, em alguns casos, ppr ser causada por doenças como por exemplo a tendinite, a lesão dos tendões, bursite ou a capsulite adesiva.
A capsulite adesiva envolve a cápsula da articulação do ombro, tornando-se muito rígida e restritiva. O aperto pode ser tão severo que impede o ombro de se mover parecendo estar “congelado”.
Tome cuidado e se previna das lesões nos ombros seguindo as dicas acima!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK