As articulações são cercadas e amortecidas por tecidos moles. O inchaço ocorre quando o líquido se acumula nesses tecidos, ou por aumento do líquido dentro da articulação.
Dor, rigidez ou ambos podem acompanhar o inchaço das articulações. Você também pode perceber que a articulação afetada parece maior que o normal ou de formato irregular.
Leia também: “3 motivos para agendar uma consulta com um bom fisiatra especialista em ombro.”
O inchaço das articulações pode ser um sinal de uma condição crônica como artrose, ou aguda, como mas artrites inflamatórias e infecciosas, bursites ou pós trauma.
É muito importante entender que todas as condições que levam ao inchaço articular requerem atenção médica.
O que causa inchaço nas articulações?
Uma das causas mais frequentes de inchaço nas articulações é a artrite. Alguns dos tipos mais comuns de artrite incluem:
O inchaço nas articulações também pode resultar de outras condições crônicas, doenças ou lesões agudas.
Osteoartrite
Osteoartrite é o tipo mais comum de artrite. É causada pela deterioração natural da cartilagem articular ao longo do tempo.
Quando a cartilagem ao redor da articulação se desgasta, os ossos sofrem com maior atrito. Isso pode resultar em inchaço, dor e rigidez nas articulações.
Artrite reumatóide
Essa forma inflamatória da artrite também é um distúrbio autoimune – um tipo de condição em que seu corpo ataca seus próprios tecidos saudáveis.
Se você tem artrite reumatóide, seu sistema imunológico ataca as membranas que revestem das juntas, causando o acúmulo de líquidos e o inchaço das articulações. Isso pode danificar a cartilagem, tendões e ligamentos dessas estruturas.
Inchaço nas articulações é um sinal de muitas condições, a mais comum delas é a artrite. Sua articulação costuma ficar dolorida, com rigidez ou parecer maior que o normal.
Em alguns casos, a causa do inchaço pode ser óbvia, como se você machucou recentemente a articulação. No entanto, se a causa não for aparente, o inchaço for grave ou não diminuir, marque uma consulta com o(a) médico(a).
Para um diagnóstico e tratamento individualizados e precisos, entre em contato com a Articulab.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK