Saiba mais sobre a luxação no ombro: o que causa esse tipo de lesão, quais são seus sintomas e como é seu tratamento
A luxação no ombro ocorre quando o osso se desloca, afetando as articulações presentes no ombro, em especial a articulação glenoumeral, que corresponde a grande maioria dos casos de luxação no ombro. Essa articulação é responsável por ligar a cabeça do úmero e a cavidade glenóide, localizada na escápula.
Na prática, quando apresentamos esse tipo de lesão, o ombro perde os conexões necessárias para o seu pleno funcionamento. Esse deslocamento pode ocorrer de maneiras diferentes:
Pode ocorrer, ainda, a chamada subluxação, quando o contato entre os ossos não é completamente comprometido.
Sintomas da luxação no ombro
No geral, os sintomas da luxação no ombro se manifestam no momento em que a lesão ocorre. Eles incluem:
Quais são as principais causas da luxação no ombro?
As 3 principais causas da luxação no ombro:
A luxação no ombro é uma lesão relativamente frequente em atletas, principalmente os que praticam esportes de contato como futebol, handebol e basquete. Também é uma lesão frequente em esportes que podem levar a quedas como ginástica olímpica.
É relativamente comum que pessoas que sofreram acidentes de carro ou moto, ou que ainda sofreram um impacto significativo no ombro, tenham uma luxação no ombro. Também pode ocorrer com pessoas que tiveram episódios de quedas.
A luxação no ombro pode ocorrer em praticantes de atividades físicas que se exercitam em academia e levantam peso de maneira inadequada. Também pode ocorrer em pessoas que realizam atividades laborais que carregam peso elevado e que exigem grande esforço físico, como trabalhadores de construção civil.
Além do impacto direto sob a região do ombro, a luxação também pode ocorrer por tração ou torção.
Veja nosso artigo ”Luxação acromioclavicular: o que é e como tratar?”
Como é feito o diagnóstico de luxação no ombro?
Frente a suspeitas de luxação no ombro ou se o paciente sentir qualquer sintoma, deve procurar ajuda médica imediatamente. A lesão pode se intensificar se o membro não ficar totalmente imobilizado.
A luxação no ombro deve ser diagnosticada por um médico especializado, que realiza um exame físico para averiguar a possível deformação do ombro, assim como os outros sintomas. O médico, normalmente, também solicita um exame de raio x, para analisar a lesão mais detalhadamente.
Em muitos casos de luxação no ombro, o paciente apresenta danos em outras estruturas próximas, como por exemplo nos tendões e ligamentos. Portanto, há casos em que outros exames de imagem, como o de ressonância magnética, para averiguar a extensão da lesão.
Caso apresente algum sintoma ou incômodo, consulte-se com um de nossos especialistas!
Qual é o tratamento para luxação no ombro?
Após o exame físico e a realização de exames de imagem, o médico especializado indica o melhor tratamento para cada caso e paciente. Os métodos de tratamento podem incluir:
Redução do ombro
Na grande maioria dos casos, o médico especialista realiza manobras para colocar o ombro na sua posição correta, após exames que indicam de que forma o osso foi deslocado: essa prática se chama “redução do ombro”. Existem diversas maneiras de fazer a redução que consiste em movimentos suaves para, principalmente, mover a cabeça do úmero para sua posição anatômica.
Em muitos casos são utilizados sedativos e até mesmo anestesia geral para a realização da redução, dependendo dos sintomas e do edema de cada paciente.
Após a redução do ombro, no geral, a dor mais intensa desaparece quase que imediatamente. Algumas das técnicas utilizadas são: tração e contração, rotação externa, Técnica de Stimson, entre outras.
Imobilização
Após colocar o ombro na posição correta, o paciente deve ficar com o membro afetado imobilizado, seja por tipoia, tala ou faixa, por um período determinado pelo médico especialista.
Uso de medicamentos
O paciente deve fazer tratamento medicamentoso, que normalmente inclui antiinflamatórios e analgésicos, de acordo com a prescrição médica.
Cirurgia
Em casos mais graves, em que os danos causados são mais extensos, há lesões associadas ou em casos preventivos, o médico pode optar pelo tratamento cirúrgico da luxação no ombro. No geral, o procedimento é realizado por meio de artroscopia.
Fisioterapia
As sessões de fisioterapia são indicadas tanto nos casos de tratamento conservador quanto nos casos em que é realizado procedimento cirúrgico para o tratamento da luxação no ombro.
Após o paciente passar por um período de imobilização, o objetivo da fisioterapia é aliviar a dor e os demais sintomas do paciente, enquanto reabilita-se o ombro e do membro superior para a realização dos seus movimentos habituais.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK