Saiba mais sobre essa lesão muito comum em adultos e como se dá o processo de recuperação da luxação de ombro
A luxação de ombro é uma lesão relativamente comum em adultos, que consiste no deslocamento do ombro, de uma maneira em que a cabeça do osso do braço, chamado de úmero, se move da sua posição ideal, perdendo sua conexão, feita por meio de uma articulação, com a glenóide escapular, porção da escápula, osso que compõe a parte superior do tronco.
Esse deslocamento pode acontecer em direções diferentes: posterior (para frente), anterior (para trás) ou inferior (para baixo). Dentre as três possibilidades, a luxação anterior é a mais comum e corresponde à maior parte dos casos, enquanto a inferior é a mais rara e acontece, normalmente, devido a impactos e acidentes muito específicos.
Esse deslocamento pode ocasionar casos menos graves, quando não ocorre o deslocamento total do ombro a lesão é chamada de subluxação, ou quando outras estruturas da região do ombro não sofrem grandes danos, ou casos mais graves, em que ocorre o deslocamento completo do ombro, e também ocorrem danos aos ligamentos, nervos e tendões próximos.
O que causa a luxação de ombro?
Esse deslocamento do ombro ocorre quando o braço está em posições propícias, e é forçado a girar para fora, em movimentos chamados de abdução e rotação externa.
A grande maioria dos casos de luxação de ombro ocorrem devido a forças externas e episódios traumáticos, em que ocorre um impacto importante, afetando, normalmente, um dos ombros. Em casos mais raros, esse tipo de lesão pode ocorrer sem que haja um impacto direto no ombro, podendo afetar ambos os ombros.
As causas mais comuns são:
Quais são os sintomas de luxação de ombro?
No geral, os pacientes que sofrem a luxação de ombro sentem dor intensa no momento em que a lesão ocorre e perde funcional imediatamente, não conseguindo realizar movimentos simples com o braço afetado.
O deslocamento do ombro também pode ficar explícito, e o paciente consegue visualizar que o osso está diferente da sua posição usual, ou da posição do ombro que não foi lesionado. Outras evidências visuais são hematomas e edemas.
É importante que o paciente busque ajuda médica, ao apresentar sintomas, já que as movimentações cotidianas podem levar a uma piora do quadro e extender mais ainda a lesão.
Diagnóstico e tratamento da luxação de ombro
Na maioria dos casos, o médico especialista consegue realizar um diagnóstico desse tipo de lesão a partir do exame físico e avaliação médica.
Depois de identificada a lesão, é necessário realizar a chamada redução do ombro, que é o processo de recolocar o ombro novamente na sua posição anatômica. Idealmente a redução é feita após a realização de um exame de radiografia, para identificar possíveis fraturas ou lesões associadas. Normalmente a redução é feita sob anestesia.
Existem diversas manobras que o especialista pode realizar para recolocar o ombro no lugar, e o médico escolhe qual a mais adequada para o tipo de luxação de cada paciente. Após a realização da manobra, o especialista pede novos exames de imagem, normalmente um novo raio-x, para verificar se os ossos estão na posição correta.
Após a redução, o paciente deve iniciar o período de imobilização do ombro, normalmente feito com o uso de tipoia ou de outras técnicas com o uso de uma banda torácica, mantendo o braço junto ao corpo. O tempo de imobilização varia de acordo com a avaliação médica que leva em consideração o histórico médico, a idade do paciente e possíveis lesões associadas.
Junto ao período de imobilização, o paciente também inicia o tratamento medicamentoso, que inclui anti inflamatórios e analgésicos, além da aplicação de gelo no local da lesão, como forma de diminuir a dor e o edema.
Há casos mais graves ou rescindidos, ou seja, quando não é a 1ª vez que o paciente apresenta luxação de ombro, em que é necessária a realização de cirurgia, que em quase o número absoluto dos casos é feita por artroscopia.
Após o período de imobilização, o paciente deve iniciar sessões de fisioterapia, que visam principalmente a reabilitação do ombro e do membro superior, recuperação funcional do ombro e diminuição da dor.
Quanto tempo demora para se recuperar de uma luxação de ombro?
O tempo de recuperação de uma luxação de ombro pode variar e depende de alguns fatores como:
Portanto, o tempo de recuperação de uma luxação de ombro pode variar de 1 mês à 6 meses.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK