Saiba como é realizado o diagnóstico de luxação no ombro e como é realizado o tratamento desse tipo de lesão.
As articulações são estruturas essenciais para a realização de movimentos e ficam localizadas em diversos pontos do corpo, inclusive nos ombros. A luxação no ombro ocorre quando a cabeça do úmero se desloca de tal forma que perde o contato com a chamada articulação glenoumeral, causando esse tipo de lesão.
O deslocamento da cabeça do úmero pode ocorrer em 4 direções diferentes: para frente (anterior), para trás (posterior), superior (para cima) e inferior (para baixo). Na grande maioria dos casos, o osso se desloca para frente, ou seja, caracterizando uma lesão anterior.
O deslocamento pode ocorrer em ambos os ombros, apesar de serem raras essas ocasiões, e também podem ocorrer parcialmente, causando as chamadas subluxações.
Existem diversas situações e condições que podem causar a luxação no ombro, desde fatores internos e pessoais de cada paciente, até fatores externos e que não podem ser controlados. Saiba mais:
Uma das principais causas desse tipo de lesão é a frouxidão ligamentar ou articular. Pacientes que possuem esse tipo de condição, no geral, sofrem o deslocamento do ombro em ambos os ombros e de forma multidirecional, ou seja, nem sempre ocorrem na direção anterior, para frente, como geralmente acontece com luxações traumáticas no ombro.
Outro fator intrínseco e que é bastante influente é a idade biológica do paciente. Pessoas mais velhas tendem a sofrer mais quedas, além das estruturas corporais já estarem mais desgastadas e, portanto, mais propensas à lesão.
Além disso, o histórico médico influencia tanto na facilidade de sofrer a lesão, quanto no tratamento da luxação no ombro já que, existem altas taxas de pacientes recidivados desse tipo de lesão.
Boa parte dos casos de luxação no ombro são decorrentes de episódios traumáticos, especialmente acidentes como quedas ou impactos diretos na região do ombro.
Atletas e praticantes de atividades físicas e esportivas têm maior probabilidade de sofrer esse tipo de lesão, em especial atletas de esportes de contato como futebol, basquete e lutas no geral. Luxação no ombro é uma das lesões esportivas mais comuns entre esportistas.
Além disso, muitas vezes, os episódios traumáticos ocorrem devido a falta de orientação profissional na realização de atividades físicas e, também, a falta de utilização de equipamentos de proteção corretos para as diferentes atividades.
Pacientes que trabalham com atividades que exigem atividade intensa de movimentação do ombro, de forma repetitiva e com cargas excessivas por um longo período de tempo também ficam mais propensos a prejudicarem as estruturas do ombro e, consequentemente, deslocarem o ombro.
Veja um infográfico sobre como evitar as temíveis lesões esportivas
No geral, médicos especialistas conseguem identificar uma luxação no ombro durante exame clínico e de acordo com a sintomatologia do paciente, os principais pontos:
Dessa forma, o diagnóstico já se inicia durante o exame clínico, quando o especialista investiga os sintomas e escuta descrições de como a lesão ocorreu e de qual o nível de dor do paciente. Após a identificação do histórico médico e sintomatologia, o especialista pede alguns exames de imagem como radiografia, tomografia computadorizada e, em alguns casos, até mesmo a ressonância magnética.
Os exames de imagem são cruciais principalmente em casos em que ocorreu um episódio traumático: o deslocamento do ombro e o trauma em si, muitas vezes, prejudicam outras estruturas próximas ao local, podendo danificar a articulação, o osso, os ligamentos e até mesmo os nervos.
A premissa central da Sala Articulab é combinar um time de médicos especialistas e fisioterapeutas, essenciais para o diagnóstico e tratamento de lesões ortopédicas, como a luxação no ombro, com equipamentos de última geração, que utilizam-se de tecnologias atualizadas no ramo médico.
Ao reunirmos todos esses recursos em um único ambiente, o processo de investigação, avaliação e diagnóstico definitivo da luxação no ombro ocorre de maneira otimizada, eliminando diversas etapas demoradas durante o processo de diagnóstico tradicional, facilitando um início precoce do tratamento.
Após um diagnóstico da lesão inicia-se o tratamento da luxação no ombro. O primeiro passo é a realização de uma manobra chamada de “reducação”. Ao reduzir o ombro, o médico especialista coloca o ombro de volta ao seu local ideal por meio de movimentos realizados em ambiente clínico.
Quando o ombro retorna para sua posição inicial, o tratamento escolhido depende da gravidade e extensão da lesão do paciente. Normalmente, ele inicia-se com a imobilização do membro afetado, combinado a um tratamento medicamentoso focado no alívio dos sintomas do paciente e na desinflamação da região e estruturas afetadas.
Após o período de imobilização, o tratamento fisioterápico é iniciado, auxiliando na diminuição da dor e do edema, além da recuperação da funcionalidade do membro e recuperação dos movimentos.
A Sala Articulab facilita o processo de tratamento do paciente já que o diagnóstico feito por uma equipe multidisciplinar e com equipamentos de alta tecnologia permitem averiguar com mais exatidão quais estruturas foram danificadas, facilitando a proposta de um tratamento mais assertivo e, por consequência, mais rápido.
Há casos mais graves, em que normalmente outras estruturas importantes foram danificadas em paralelo a luxação, em que é necessária a realização de cirurgia.
Consulte-se com nossa equipe, realize o seu diagnóstico na Sala Articulab e inicie seu tratamento imediatamente.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK