A dor no pescoço é uma queixa comum.
Os músculos do pescoço podem ficar tensos devido à má postura – seja inclinando-se sobre o computador ou curvando-se sobre a bancada de trabalho.
Algumas pessoas também tensionam essa área do pescoço, inclusive o músculo trapézio, por conta de estresse e ansiedade causando dor no pescoço.
A osteoartrite também é uma causa comum de dor no pescoço.
Raramente, a dor no pescoço pode ser um sintoma de um problema mais sério. Procure atendimento médico se a dor no pescoço for acompanhada de dormência ou perda de força nos braços ou mãos ou se houver dor intensa no ombro ou no braço.
Seu pescoço é flexível e suporta o peso de sua cabeça, portanto pode ser vulnerável a lesões e condições que causam dor e restrinjam o movimento.
Leia também: “Entenda como a fisiatria pode ajudar no tratamento de tendinite”
As causas da dor no pescoço incluem:
Tensões musculares: O uso excessivo, como muitas horas debruçadas sobre o computador ou smartphone, geralmente desencadeia tensões musculares. Mesmo pequenas coisas, como ler na cama ou trincar os dentes, podem sobrecarregar os músculos do pescoço.
Juntas desgastadas: Assim como as outras articulações do corpo, as articulações do pescoço tendem a se desgastar com a idade. A osteoartrite causa deterioração das almofadas (cartilagem) entre os ossos (vértebras). Seu corpo forma esporões ósseos que afetam o movimento articular e causam dor.
Compressão do nervo: Discos herniados ou esporões ósseos nas vértebras do pescoço podem pressionar os nervos que se ramificam da medula espinhal.
Lesões: As colisões automáticas traseiras geralmente resultam em lesões por chicote, o que ocorre quando a cabeça é puxada para trás e depois para a frente, forçando os tecidos moles do pescoço.
Doenças: Certas doenças, como artrite reumatoide, meningite ou câncer, podem causar dor no pescoço.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK