R. Balthazar da Veiga, 634 Cj. 22
Vila Nova Conceição - São Paulo/SP

O que causa a osteoartrite no cotovelo?

Compartilhe

Atualizado em 25/03/20

A osteoartrite é uma doença articular na qual os tecidos da articulação se decompõem ao longo do tempo. É o tipo mais comum de artrite e é mais comum em pessoas idosas.

Os sintomas comuns da osteoartrite incluem dor nas articulações, rigidez e inchaço, bem como alterações na forma como a articulação se move e a sensação de que a articulação está frouxa ou instável.

A osteoartrite do cotovelo afeta principalmente trabalhadores manuais pesados e atletas e pode ser primária ou pós-traumática.

Comparada à osteoartrite do quadril e joelho, a osteoartrite sintomática do cotovelo parece ser rara, enquanto alterações degenerativas radiográficas são observadas com muito mais frequência.

Leia também: “3 motivos para agendar uma consulta com um bom fisiatra especialista em ombro.”

O que causa a osteoartrite?

Alterações no tecido articular podem causar danos a partes da articulação e geralmente acontecem pouco a pouco ao longo do tempo. Isso não acontece devido ao simples desgaste das articulações. Certos fatores podem aumentar a probabilidade de você desenvolver a doença, incluindo:

  •      Envelhecimento;
  •      Estar acima do peso ou obeso;
  •      História de lesão ou cirurgia em uma articulação;
  •      Uso excessivo de movimentos repetidos da articulação;
  •      Articulações que não se formam corretamente (deformidades);
  •      História familiar de osteoartrite.

Osteoartrite pós-traumática do cotovelo

A osteoartrite pós-traumática do cotovelo, ou seja, após fraturas ou luxações, é bem reconhecida e afeta principalmente homens jovens. Os mecanismos responsáveis pelo desenvolvimento de osteoartrite após uma lesão são complexos e permanecem incompreendidos em sua totalidade. 

Parece haver uma associação entre o desenvolvimento de osteoartrite pós-traumática e o padrão de lesão e a quantidade de energia absorvida na articulação. 

As fraturas do cotovelo geralmente são o resultado de uma série de eventos biomecânicos complexos e, portanto, frequentemente envolvem lesões associadas (isto é, não ósseas, como ligamentares por exemplo). Como essas lesões associadas e suas consequências para a articulação do cotovelo podem contribuir para o desenvolvimento da osteoartrite, é difícil isolar o papel de cada lesão ou efeito individual. 

O papel da sobrecarga ou do microtrauma repetitivo como fator de risco para osteoartrite pós-traumática do cotovelo também não é tão óbvio, mas muito frequente. Vemos isso em atletas praticantes de esportes como golfe e tênis, e trabalhadores braçais de equipamentos vibratórios.

 

Mais postagens

Articulab - Ortopedia Moderna Especializada Todos os direitos reservados - Politica de privacidade

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

OK