R. Balthazar da Veiga, 634 Cj. 22
Vila Nova Conceição - São Paulo/SP

Ortopedia: e quando o médico vira paciente?

Compartilhe

Atualizado em 21/02/19

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

A modernização da Ortopedia faz enorme diferença na recuperação dos pacientes

Meu nome é Gustavo Borgo, sou sócio-fundador da Articulab, uma clínica que foi concebida, inclusive, com base nas minhas necessidades de paciente. Explico melhor ao longo do texto.

Como um dos pilares da Articulab é humanizar o atendimento, resolvi dividir com você o meu processo de recuperação de uma cirurgia feita a pouco.

Quero mostrar, na condição de médico-paciente, que é possível, com um bom respaldo e uma equipe comprometida, recuperar-se em pouco tempo, voltando, dessa forma, a ter qualidade de vida e condições de exercer a minha profissão de ortopedista.

Onde tudo começou

Sempre pratiquei esportes, mas foi em 95 que encontrei minha grande paixão: a natação.

Foi na água que aprendi muita coisa: a aumentar os limites, a competir, a ter determinação, planejamento, resiliência e outras tantas virtudes que uso como profissional da medicina.

Mas a minha busca incessante por superação de limites teve algumas consequências físicas.

As consequências…

Foi justamente testando os meus limites, que no início de 2004 descobri um deles. Em um treino de musculação, complemento da preparação para as piscinas, sofri uma luxação do ombro esquerdo.

Foram seis meses de reabilitação na fisioterapia somados às dores que me deixavam distante do esporte favorito.

Nessa época, eu já estava no quarto ano da faculdade de medicina e o meu sonho era ficar bom para competir pela USP, imagine a ansiedade.

No período, eu e meu médico optamos pelo tratamento cirúrgico, que aconteceu no mesmo ano. Mesmo com acesso aos melhores profissionais (ortopedistas, fisioterapeutas e educadores físicos) e às técnicas mais modernas do momento, a minha evolução não aconteceu da forma que eu desejava.

Ansiedade e medo

Mais meio ano de fisioterapia e um resultado final decepcionante: o ombro ficou duro!

Perdi grande parte dos movimentos e parei de nadar. Claro que o responsável por isso não foi apenas a restrição de movimento, mas também o tempo parado, a incerteza de ser capaz de melhorar o desempenho novamente e o perfil psicológico individual.

Esses são os principais fatores relacionados ao alto índice de não retorno aos níveis de rendimento pré-lesão em praticantes de atividade física, sejam eles atletas, amadores, recreativos, ou até profissionais.

Na época, já imaginava que a solução seria uma nova cirurgia no mesmo ombro, mas adivinha se eu topei? A resposta é não.

São inúmeras as incertezas e medos que cercam a escolha de tratamentos mais invasivos, como a cirurgia, e experimentei todos eles nesse período.

Vieram a formatura e os estudos para iniciar a especialização (residência médica) e os esportes que exigiam arco de movimento normal da articulação do ombro ficaram sem ser praticados.

A solução veio com um desafio!

A especialização em Ortopedia, e depois em Cirurgia de Ombro e Cotovelo, ajudaram-me a adquirir conhecimentos ainda maiores na área da minha própria fragilidade física.

Conheci a fundo o mundo da medicina especializada em ombro e aos poucos fui unindo o histórico, o que poderia ter sido diferente, com as melhorias na prática médica do país.

Acompanhei alguns modelos de atuação e tratamento em outros locais como França e EUA e com a soma de informações, criei um tratamento personalizado associado à melhor recuperação para o meu caso, que inclusive é missão da Articulab.

Nesse mesmo período, eu e o Dr. Cassio Trevizani, também Ortopedista especializado em Ombro e Cotovelo, e amigos desde os tempos de natação e faculdade, passamos a trabalhar juntos.

Foram 6 anos com números altos: cerca de 10.000 pacientes atendidos, com aproximadamente 1.000 procedimentos cirúrgicos, incontáveis discussões de casos e dúzias de congressos, sempre na área específica de Ortopedia especializada em Ombro e Cotovelo.

Foi esse encontro com os mesmos propósitos, visão e valores que nos encorajou a construir o que acreditamos ser o melhor lugar para tratar e prevenir as lesões na área ortopédica especializada em ombro e cotovelo do país: a Articulab.

E para mostrar que nossas crenças estão alinhadas com a pratica, quero dividir com você o meu atual quadro. Passei por nova cirurgia, estou em um processo de rápida recuperação e já consegui, depois de uma semana de operado, voltar para meu esporte favorito: a natação.

Falarei mais sobre o tema em um próximo post.

Abraço.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Mais postagens

Articulab - Ortopedia Moderna Especializada Todos os direitos reservados - Politica de privacidade

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

OK