Capsulite adesiva no ombro, ombro congelado, ombro rígido e capsulite retrátil são termos utilizados para denominar a condição de dor e rigidez da articulação glenoumeral aos movimentos ativos e passivos.
Essa condição de rigidez apresenta etiologia muito diversificada, podendo instalar-se primariamente de forma idiopática (sem causa conhecida) ou secundariamente a uma patologia sistêmica como o diabetes mellitus, hipotireoidismo e, mesmo, consequente a um trauma ou cirurgia na articulação do ombro.
Leia também: “Cotovelo de golfista? Saiba quais são os principais tratamentos para epicondilite”
Os sintomas da capsulite adesiva no ombro costumam se relacionar ao movimento do ombro. Sendo que a dor é a queixa mais frequente.
A capsulite adesiva no ombro geralmente se desenvolve lentamente e em três estágios. Cada estágio pode durar vários meses.
Sintomas: qualquer movimento do ombro causa dor, e a limitação de movimento desta articulação começa a se instalar.
Sintomas: A dor pode começar a diminuir durante esse estágio. No entanto, seu ombro fica mais rígido, e usá-lo se torna mais difícil.
Sintomas: a amplitude de movimento no seu ombro começa a melhorar gradativamente.
Para algumas pessoas, a dor piora à noite, às vezes interrompendo o sono.
Consulte um(a) médico(a) para um diagnóstico preciso. Na Articulab contamos com uma equipe de profissionais formada pelas melhores instituições do país.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK