R. Balthazar da Veiga, 634 Cj. 22
Vila Nova Conceição - São Paulo/SP

Teste de Cozen: como fazer e para que serve?

Compartilhe

Atualizado em 18/04/22

Conheça este teste realizado por ortopedistas para examinar o cotovelo

Durante a realização de um exame físico, os ortopedistas podem utilizar diferentes técnicas para avaliar os sintomas relatados pelo paciente e investigar com mais precisão quais são as causas daquele sintoma. Essas técnicas não só orientam melhor o médico durante a avaliação, mas também, aceleram o processo de diagnóstico.

Para investigar lesões na articulação do cotovelo, estão disponíveis algumas opções de testes e manobras que os médicos ortopedistas podem realizar para identificar o tipo e gravidade da lesão, antes mesmo de exames de imagem serem realizados, sendo um deles o teste de Cozen.

Este artigo reúne as principais informações sobre o teste de Cozen, realizado para investigar lesões no cotovelo. Ressaltamos que este material tem o intuito de ser apenas informativo e que os testes só devem ser realizados por médicos ortopedistas em durante a realização do exame físico.

Teste de Cozen

A dor no epicôndilo lateral, estrutura presente na articulação do cotovelo, pode ser indicativa de epicondilite lateral ou síndrome do túnel radial.

Já no exame físico realizado em consultório, o médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo consegue determinar qual é a condição médica que está causando a dor no epicôndilo lateral. Isso porque, durante a avaliação, o médico realiza testes para investigar cuidadosamente como os sintomas se apresentam e de que forma.

Para investigar minuciosamente a causa da dor no epicôndilo lateral e determinar qual é a condição médica responsável por esse sintoma, o médico ortopedista utiliza um dos testes disponíveis na medicina conhecida como teste de Cozen.

Como fazer o Teste de Cozen?

O médico deve posicionar o cotovelo do paciente a 90º e manter seu antebraço em pronação. Logo em seguida, o médico solicita ao paciente que realize a extensão ativa do punho, realizando um movimento contrário à resistência imposta pelo médico.

Quando o resultado do teste de Cozen é positivo significa que o paciente referiu dor no epicôndilo lateral durante a realização do mesmo, o que indica, na maioria dos casos, epicondilite lateral.

Para que serve o Teste de Cozen?

O principal objetivo do teste de Cozen é reproduzir a dor relatada pelo paciente para investigar qual é a causa deste sintoma.

Os médicos especialistas em ombro e cotovelo realizam este teste para investigar se existe lesão e um processo inflamatório no epicôndilo lateral para, assim, determinar a existência de um quadro de epicondilite lateral, condição médica também conhecida como cotovelo de tenista.

Teste de Mill

O teste de Mill é um outro teste disponível na ortopedia que pode ser aplicado pelo especialista durante a realização do exame físico para investigar lesões na articulação do cotovelo. Assim como o teste de Cozen, o teste de Mill auxilia na avaliação do epicôndilo lateral e na identificação da epicondilite lateral.

Epicondilite lateral ou cotovelo de tenista

Diferente do que a maioria de nós acredita, apesar do nome, apenas 5% dos pacientes acometidos por essa condição médica são, de fato, tenistas. Claro, os tenistas também podem apresentar casos de epicondilite lateral, mas jardineiros, pintores, manicures e outros profissionais, devido a suas atividades laborais, comumente apresentam quadros de epicondilite lateral.

Principais sintomas

Os principais sintomas apresentados por pacientes acometidos pela epicondilite lateral são dor e desconforto na articulação do cotovelo, diminuição da mobilidade e amplitude desta articulação, dificuldade para realizar atividades básicas do dia-a-dia como tomar banho, cozinhar e lavar louça, formigamento no antebraço e nas mãos e dormência.

marcar consulta articulab

Diagnóstico e o teste de Cozen

Como descrito anteriormente, o exame físico em casos de epicondilite lateral é fundamental para determinação precisa do diagnóstico.

É importante que o médico ortopedista conheça o histórico de vida do paciente para compreender melhor sua condição clínica, entender as atividades esportivas e laborais que realiza, pois essas informações auxiliam o especialista na delimitação de condições médicas que podem estar acometendo o paciente.

A partir disso, o médico realiza o exame físico, inicialmente, apalpando o cotovelo do paciente para localizar o epicôndilo e, depois, realizar o teste de Cozen e, se achar necessário, o teste de Mill.

Reunindo as informações dadas pelo paciente com o resultado do exame físico, o médico consegue limitar sua hipótese diagnóstica para epicondilite lateral e sugere a realização de exames de imagem para que possa avaliar a gravidade do quadro e visualizar a extensão dos danos.

Tratamento clínico como primeira opção

O tratamento clínico, ou conservador, é a primeira indicação do médico ortopedista na maioria dos casos. Isso porque os resultados deste tipo de tratamento são positivos e garantem uma melhora significativa ao paciente.

Em quadros agudos, quando a dor está intensa, o médico prescreve o uso de medicação, oral ou tópica, como analgésicos e anti inflamatórios, recomenda compressas de gelo ao longo de um período determinado e recomenda o afastamento das atividades para repouso da articulação do cotovelo. Em alguns casos, pode ser indicado o uso de tipóia e até imobilização, mas especialistas recomendam que seja por um período curto para evitar a rigidez do cotovelo.

A cirurgia só é indicada em casos mais graves e, em geral, é realizada através de procedimentos minimamente invasivos, como a artroscopia.

Independente do tratamento indicado pelo médico ortopedista, a fisioterapia sempre será recomenda pois as técnicas utilizadas durante as sessões não só auxiliam no controle e diminuição da dor, como também, contribuem para o fortalecimento muscular, flexibilidade e melhora tanto da mobilidade quanto da amplitude da articulação do cotovelo.

Ressaltamos que o teste de Cozen deve ser realizado durante o exame físico por um especialista e para evitar impactos na qualidade de vida e garantir um bom prognóstico, casos de epicondilite lateral devem ter acompanhamento médico e fisioterapêutico. Agende aqui sua consulta com um médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo.

Mais postagens

Articulab - Ortopedia Moderna Especializada Todos os direitos reservados - Politica de privacidade

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

OK