R. Balthazar da Veiga, 634 Cj. 22
Vila Nova Conceição - São Paulo/SP

5 passos para ter uma ótima saúde

Compartilhe

Atualizado em 27/02/19

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Cuide do seu maior bem: a sua saúde!

Basta sentirmos minimamente a ausência da saúde para lembrarmos de sua importância, afinal, é com ela que executamos as tarefas corriqueiras e é com ela, também, que realizamos nossos maiores sonhos.

Ao conceber a Articulab, que tem como visão inovar a ortopedia, entendemos que é nossa missão, junto a tantos outros colegas de profissão, divulgar que saúde e bem-estar caminham juntos.

Por isso, queremos, em nosso primeiro post, falar sobre dicas fundamentais para harmonizar corpo e mente. Vamos lá?

5.  Tenha uma boa alimentação!

Certamente você já ouviu isso muitas vezes, mas queremos atualizar o conceito de uma boa refeição.

Acompanhamos as ondas de alimentos bons ou maus que surgem, porém, reforçamos que a refeição clássica brasileira: arroz, feijão, bife e salada é considerada um dos maiores exemplos de orientação nutricional no mundo*. Aliás, um belo título para nosso país.

Além do mais, somos favoráveis às reuniões que acontecem ao redor da mesa. Comer é muito mais do que ingerir alimentos. É conversar, rir, divertir-se e levar a vida de um jeito mais leve, certo?

Vale lembrar que temos muitos tipos de alimentos disponíveis. Portanto: use e abuse das verduras, legumes e frutas, aproveite o feijão que é cheio de ferro, troque o refrigerante por água ou suco, e vez ou outra, para os maiores de 18, aproveite uma bela e deliciosa taça de vinho.

4.  Faça exercícios

Atendemos na Articulab muitos atletas, mas queremos falar aqui sobre a prática física de pessoas que não ganham a vida dessa forma.

É muito comum passar por consultas pessoas que, no desespero de ter rápidos resultados, acabam por se lesionar. Entendemos que no momento da decisão, “eu vou fazer algo por mim”, as energias estão altas, bem como a vontade de mudar, mas isso, muitas vezes, não é sustentado na linha do tempo.

Portanto, um dos segredos do sucesso de uma boa saúde é praticar uma atividade pela qual se sinta prazer. Isso é muito importante para continuar engajado, tornando o exercício parte da rotina.

Lembre-se que, assim como na alimentação, não recomendamos radicalismos. O importante é sentir-se bem, pois essa é a chave para a prática constante, tão importante para tirar qualquer um do sedentarismo.

3. Durma bem

Dormir bem é fundamental para manter uma boa saúde e algumas dicas simples podem colaborar para que chegue lá.

Tente, pois sabemos que nem sempre é viável, dormir sempre no mesmo horário. O corpo agradece a disciplina. Outra dica, é deixar o ambiente escuro sem a interferência de luzes como a TV e o celular.

Ler antes de dormir também é uma excelente prática. O corpo relaxa e isso traz qualidade para as horas dormidas.

Porém, se você sofre de algum tipo de insônia, ou dificuldade para pegar no sono, procure um especialista, pois dormir é algo fundamental para manter uma boa saúde.

2. Combata a ansiedade e o estresse

Isolados ou combinados, a ansiedade e o estresse são verdadeiros ladrões da boa saúde e na atual sociedade, onde somos estimulados todo o tempo, é praticamente impossível fugir dos dois vilões.

Ter uma vida equilibrada requer esforço e por isso temos tantas atividades surgindo para ajudar na recuperação da tranquilidade mental. A meditação é um desses exemplos bacanas que colaboram para a retomada do bem-estar. Aliás, tem muitos aplicativos e sites que ensinam a fazer isso sem sair de casa, como o: https://www.eumedito.org/.

Vale lembrar que quando o caso é crônico, é preciso buscar ajuda especializada.

1.  Seja positivo

Ainda que a teoria transite no meio científico, temos alguns estudos que confirmam ser essa uma boa atitude. A Universidade de Harvard, por 5 anos, avaliou o estado de saúde de 670 homens na faixa de 60 anos de idade e através de testes de personalidade separaram o grupo entre otimistas e pessimistas.

Depois de 8 anos constatou-se que o pessoa bem humorada tinha um sistema imunológico mais resistente à doenças pulmonares quando comparados ao grupo de pessimistas.

Na Holanda, os pesquisadores do Instituto Delfland de Saúde Mental, monitoraram homens com idade entre 64 e 84 anos durante 15 anos. A incidência de infartes e derrames foi menor entre aqueles que tinham uma atitude positiva. Os otimistas apresentaram ainda 55% menos risco de ter doenças cardíacas. Veja aqui um artigo do Hospital Israelita Albert Einstein sobre o tema.

Tratar as dores, devolver a mobilidade de uma forma humana é a nossa maneira de contribuir para um mundo com muito mais saúde.

Por isso, ao sentir os primeiros sintomas de dores nos ombros e cotovelos, busque por profissionais especializados e conte sempre com a Articulab.

Um abraço.

 

*Pesquisa Vox Media.

 

 

 

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Mais postagens

Articulab - Ortopedia Moderna Especializada Todos os direitos reservados - Politica de privacidade

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

OK