R. Balthazar da Veiga, 634 Cj. 22
Vila Nova Conceição - São Paulo/SP

Como prevenir a dor muscular

Compartilhe

Atualizado em 01/11/19

A dor muscular pode ocorrer após algum esforço físico. Especialmente se a pessoa não está acostumada ao exercício, ou movimento realizado.

A dor muscular, ou mialgia, pode persistir por horas, dias ou até meses. Sempre que realizamos alguma atividade física, estamos produzindo alguma contração muscular. Essa dor muscular pode ocorrer logo após, ou mesmo durante um esforço físico.

 

Dor muscular de início tardio

 

Além daquela dor muscular imediata temos a dor muscular de início tardio (DMIT), que surge por volta de 8 horas após a realização de exercícios com predominância de contração excêntrica. A fase excêntrica, ou fase negativa, do movimento é a fase inversa a fase concêntrica, ou seja, quando um dado músculo em contração é forçado ao alongamento. A dor atinge seu pico entre 24 a 48 horas com diminuição progressiva em 72 horas. 

Esse tipo de dor muscular pode ocorrer em pessoas sedentárias que iniciam atividade física, em pessoas que realizam atividade física sem a correta orientação, bem como em atletas profissionais quando mudam a intensidade do treinamento para um nível superior ao de costume.

A DMIT tem como apresentação clínica: dor; sensibilidade ao toque; incapacidade de gerar força máxima; diminuição da amplitude de movimento (ADM) e rigidez com contratura muscular. 

 

Dor muscular no Trabalho

 

Além das práticas esportivas, o ambiente de trabalho também pode ocasionar dores musculares.

Pessoas que adotam a mesma postura durante a jornada de trabalho podem sofrer alterações significativas do alinhamento corporal, além de apresentarem dor ou desconforto nos grupos musculares sobrecarregados.

Também podemos encontrar quem se queixe de dor muscular devido a esforços repetitivos, como por exemplo, usar o computador durante horas sem preparo ou pausas adequados, podendo ocasionar as chamadas Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (L.E.R./D.O.R.T.).

 

Previna a dor muscular

 

Para se prevenir da dor muscular o ideal é conhecer bem o seu corpo, seus ritmos e limites.

Realize atividades físicas regularmente.

Hidratação é mais que importante, é fundamental!

Lembre-se que se preparar para o esforço físico é muito importante. Portanto. faça um aquecimento antes, como por exemplo para iniciar um treino de musculação na academia. Vá preparando seu corpo, e seus músculos, para mais esforço físico. Assim você aumenta, paulatinamente, a sua frequência cardíaca e, consequentemente a oxigenação dos músculos, evitando efeitos lesivos nos músculos. 

Para prevenir a dor muscular você também pode se alongar antes e durante sua rotina de trabalho e/ou treino esportivo, mesmo que a sua prática seja usar o computador.

O alongamento muscular é benéfico para melhora de mobilidade, aumento de flexibilidade, prevenções de lesões e possível diminuição de dores.

Mais postagens

Articulab - Ortopedia Moderna Especializada Todos os direitos reservados - Politica de privacidade

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

OK