Foi a partir da busca constante por soluções na medicina ortopédica diagnóstica que a avaliação biomecânica surgiu como uma investigação para além da anatomia. O conceito principal desse tipo de avaliação envolve o entendimento das forças mecânicas externas e internas que agem sob o corpo humano durante a realização de um ou mais movimentos.
A partir da observação e análise atenta dos movimentos realizados pelo paciente por meio de diversos métodos e parâmetros biomecânicos diferentes, o objetivo final da avaliação biomecânica é entender as disfunções que incidem sob a realização de determinado movimento e, a partir de uma avaliação minuciosa, chegar a um diagnóstico mais preciso e completo para que a equipe médica posso indicar o melhor tratamento para a lesão apresentada.
Essa é considerada uma ciência multidisciplinar, já que envolve uma equipe de especialistas que realizam essa avaliação com base em dados e parâmetros científicos.
A avaliação biomecânica está sendo cada vez mais implementada em atletas que sofrem com lesões esportivas já que ela não só traz grandes benefícios para a avaliação de lesões esportivas, garantindo e oferecendo um diagnóstico mais completo e, consequentemente, levando a indicação de um tratamento mais efetivo, esse tipo de avaliação também ajuda a prevenir lesões esportivas por meio da adequação da técnica esportiva.
Como a avaliação biomecânica ocorre?
A avaliação biomecânica é realizada por meio de uma tecnologia que analisa as respostas corporais do paciente analisado de acordo com a realização de certos movimentos pelo mesmo.
Apesar de ser mais comumente realizada em atletas profissionais, a avaliação biomecânica pode ser implementada para a avaliação e tratamento de quaisquer pacientes que estejam sofrendo com sintomas e/ou lesões ortopédicas.
Os movimentos analisados variam. Para atletas profissionais muitas vezes o movimento é o que acontece durante a prática desportiva, por exemplo, no caso de tenistas o paciente repete o movimento com a raquete de forma assistida, para que o médico entenda a motivação de dores, quedas na performance ou possíveis otimizações.
Contudo, também podem ser observadas movimentações do dia a dia, para que fique claro as defasagens na resposta corporal.
As principais metodologias que podem ser utilizadas em avaliações biomecânicas são:
Saiba mais sobre como a Articulab realiza diagnósticos e tratamentos ortopédicos mais efetivos.
A avaliação de lesões esportivas
As lesões esportivas são bastante comuns e afetam tanto profissionais e esportistas, quanto amadores e pessoas que frequentam academias.
Elas podem ser causadas tanto por fatores externos quanto por fatores internos e variam no grau de gravidade das lesões, sendo que as mais comuns são: cãibras, entorses, rupturas ligamentares, luxações, distensões musculares, contusões, bursites, tendinites, fraturas, lombalgia, entre outras.
Dada essa alta diversidade de possíveis lesões, as formas de diagnóstico variam. Enquanto algumas são claras até mesmo em exames clínicos, a grande maioria só é diagnosticada por meio de exames de imagem como radiografias, tomografias e até ressonâncias magnéticas. Essa é a forma mais comum de se identificar lesões principais e também averiguar possíveis lesões associadas, o que ocorre em muitos casos.
O impacto de lesões esportivas na performance de atletas
Existem duas categorias principais dentre as lesões esportivas: as lesões esportivas crônicas e as lesões esportivas agudas.
No caso de lesões crônicas, originadas, na maioria das vezes, devido a movimentos intensos e repetitivos, os sintomas se manifestam de maneira sazonal: há momentos em que o paciente não sente quaisquer sinais da lesão e há momentos em que os sintomas se manifestam de forma aguda. As lesões esportivas crônicas afetam o atleta a longo prazo e tendem a culminar em episódios de dor intensa.
Já no caso das lesões agudas, causadas por um episódio específico, o desempenho do atleta é imediatamente afetado de forma significativa e a sintomatologia dos pacientes, no geral, leva a uma identificação imediata da lesão esportiva em questão.
Assim, qual a importância e os benefícios da avaliação biomecânica na avaliação de lesões esportivas?
A avaliação biomecânica de lesões esportivas pressupõe uma equipe de especialistas multidisciplinar, portanto, são analisadas todos os possíveis fatores e aspectos que envolvem a performance esportiva e a lesão sofrida, de forma bastante específica de acordo com cada caso.
Com a utilização de parâmetros e equipamentos de alto nível tecnológico essa avaliação ocorre em um curto espaço de tempo e permite resultados extremamente assertivos, garantindo a proposta de um tratamento mais adequado e otimizado para que o atleta consiga voltar para suas atividades mais rapidamente.
Indo além, a avaliação biomecânica ajuda na prevenção de possíveis novas lesões, já que ao se analisar a performance do atleta ao realizar determinados movimentos, a equipe consegue chegar a um diagnóstico de possíveis melhorias e correções que os pacientes podem realizar para que o movimento não seja tão danoso às suas estruturas musculares, ósseas, articulares e ligamentares.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK