Entenda quais são os sintomas dessa inflamação e como buscar ajuda para realizar um tratamento para tendinite
A tendinite é uma inflamação ou irritação do tendão, fibra que funciona como uma corda que interliga ossos e músculos, permitindo nossa movimentação. Normalmente, as áreas mais afetadas são os ombros, punho, joelho e tornozelo.
A doença se manifesta principalmente por meio do inchaço e dores na região afetada, resultando na dificuldade da movimentação e uma diminuição do emprego da força na área.
Como uma fibra que faz a ligação entre os ossos e os músculos, a estrutura dos tendões tem que ser maleável, mas nem tanto quanto a estrutura dos músculos.
Portanto, as principais causas para essa doença estão relacionadas ao movimento: por sobrecarga dos tendões, quando fazemos excesso de esforço ou repetição, ou por atrito com estruturas ósseas ou de partes moles vizinhas ao seu trajeto.
Outros fatores que podem causar a tendinite:
Tem dúvida se o que você está sentindo é tendinite? É imprescindível consultar um médico especializado para o diagnóstico e tratamento correto. Consulte-se com um de nossos ortopedistas online para receber um diagnóstico preciso e iniciar imediatamente um tratamento indicado.
Para o diagnóstico final, é necessário analisar o histórico do paciente e os sintomas físicos. Em alguns casos são requeridos exames para entender mais a fundo o problema, apontar qual o tendão acometido e o grau de lesão. Os exames de imagem mais comumente pedidos são:
O principal sintoma da tendinite é a dor localizada, que pode se espalhar para toda a musculatura ao redor. Em muitos casos inchaço ou rigidez na região também são relatados.
Outros sintomas são:
Geralmente confundida com o “ombro de tenista” do manguito rotador, a tendinite no ombro é muito incômoda e pode causar dores pontuais ou em toda a articulação, podendo irradiar para toda a região do braço. É comum entre praticantes de esportes “de arremesso” e frequentadores de academia, podendo causar uma alta sensibilidade na região e a dificuldade de movimentação de todo o membro.
Classificada como uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER), a “tendinite de punho” normalmente causa dormência, formigamento, dor ao movimentar e rigidez na região do punho. Muito comum em pessoas que realizam movimentos repetitivos na região, como a digitação.
É mais comum em pessoas com sobrepeso, sedentárias, ou que fazem esportes que forçam o joelho como corrida, vôlei, futebol, basquete, crossfit, e outros esportes de salto. A “tendinite da patela” pode levar a total suspensão do movimento de extensão do joelho.
Conhecida como tendinite de Aquiles ou tendinite do calcâneo, umas das tendinites do pé acontece no tendão de Aquiles. O paciente sente dor ao realizar movimentos rotineiros como andar ou se levantar e muitas vezes a região fica inchada. A causa pode ser o uso recorrente de calçados com formato inadequado, fraqueza muscular ou sobrecarga em atividades físicas.
O tratamento da tendinite depende do diagnóstico do ortopedista. Para diagnosticar o problema e realizar o tratamento adequado consulte um dos nossos médicos online.
Tudo depende do grau da lesão diagnosticada. Os tratamentos podem incluir repouso, compressas com gelo, fisioterapia, uso de medicamentos (anti-inflamatórios e analgésicos) ou até mesmo intervenção cirúrgica.
Em todos os casos, a fisioterapia é uma grande aliada, tanto para o tratamento quanto para a prevenção da volta da tendinite. Em tempos de pandemia, consulte nosso serviço de Fisioterapia Domiciliar.
É importante consultar um médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Aproveite nosso serviço de consulta médica à distância.
Durante a consulta é importante relatar todos os sintomas e descrever atividades recorrentes para entender qual a raiz do problema. Algumas das perguntas comuns:
Algumas mudanças de hábitos simples podem prevenir a tendinite:
Para diagnosticar seu tipo de tendinite sem precisar sair de casa consulte-se com um dos nossos ortopedistas on-line e confira o serviço de fisioterapia domiciliar.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK