Dificuldade de levantar o braço pode ser sinal de fratura na clavícula. Com o exame físico, e auxílio das, os(as) médicos(as) podem diagnosticar a fratura ou rachadura da clavícula.
As fraturas de clavícula são lesões comuns, respondendo por 8 a 15% de todas as fraturas em crianças e adultos.
A clavícula é um dos ossos mais fraturados em crianças. É a fratura perinatal mais comum, associada ao trauma do trabalho de parto.
Metade de todas as fraturas pediátricas da clavícula ocorre com idade inferior a sete anos. Este tipo de fratura em crianças é curada rapidamente e a recuperação é , bem como diversas outras fraturas da infância, costuma ser completa.
As lesões são geralmente o resultado de uma queda sobre a face lateral do ombro, mas também podem ocorrer por trauma direto na clavícula.
Além da fratura, um golpe direto na extremidade externa lateral da clavícula (como uma queda na ponta do ombro durante atividades esportivas ou uma lesão por impacto) pode estar associado à ruptura dos ligamentos de sustentação da articulação acromioclavicular. Chamamos isso de luxação acromioclavicular.
Exemplos de fotos, abaixo, da queda sobre a face lateral do ombro:
Como saber se eu tenho uma fratura na clavícula?
A maioria dos(as) pacientes apresenta dor, inchaço e deformidade na região da clavícula e história de queda. Em crianças e bebês, o único sinal pode ser apenas o fato de o uso do braço afetado, sem testemunhas para. para uma possível queda.
As fraturas da região mais medial da clavícula são geralmente o resultado de trauma direto no tórax anterior (como em um acidente de automóvel) e podem estar associadas a lesões nervosas, vasculares, pulmonares e cardíacas (raras).
Os(as) pacientes podem apresentar lesões associadas e outros sintomas, como: falta de ar, fraqueza, diminuição de sensibilidade ou diminuição de força (lesão do plexo braquial). Pode ainda ocorrer dificuldade em de engolir ou falar (lesão na traquéia ou esôfago em fraturas da clavícula medial com deslocamento).
Na Articulab o ortopedista e o médico fisiatra podem realizar o diagnóstico através de exame físico e de imagem, como um raio x, para confirmar a fratura na clavícula e indicar o melhor tratamento.
Em alguns casos, a imobilização por 1 mês pode ser a solução para que ‘o osso cicatrize, e você possa realizar a reabilitação para recuperar todos os movimentos e força.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK