R. Balthazar da Veiga, 634 Cj. 22
Vila Nova Conceição - São Paulo/SP

Dor nas articulações: mitos e verdades

Compartilhe

Atualizado em 16/03/20

Todos nós já ouvimos alguma história relacionada às causas e curas de dores nas articulações. Desde inflamações, reumatismo, e doenças crônicas passando por curas que envolvem banhos quentes e unguentos de aparência duvidosa.

Mas o que é fato, e o que é mito nessas informações diante da comunidade médica?

Mito: toda dor nas articulações é artrite.

Existem mais de 50 tipos de artrite, mas ter uma articulação inchada e dolorida não significa que você tenha uma delas. Você pode ter uma lesão nos tecidos moles, ou mesmo uma bursite por exemplo. Apenas uma visita a um(a) médico(a) lhe dirá com certeza.

Fato: a dor musculoesquelética, especialmente dores nas articulações e nas costas, é o tipo mais comum de dor crônica.

Uma causa comum de dor nas articulações é relacionada à artrite, da qual existem vários tipos.

Mito: estralar as juntas causa artrite.

Claro, todos nós já ouvimos isso antes. Porém o ato de estalar os dedos é apenas um fenômeno do vácuo. Quando você puxa os dedos e força a articulação, uma acomodação do líquido sinovial (líquido de dentro da junta) gera o efeito sonoro reconhecido pelo barulho característico.

Portanto, você não terá artrite por estralar as articulações.

Fato: clima quente e seco ajuda a aliviar a dor nas articulações.

Pessoas com artrite sentem uma pressão desconfortável nas articulações em dias de alta umidade e baixa pressão barométrica, especialmente logo antes de uma tempestade.

Um clima mais seco significa um mínimo de pressão. Mas é importante verificar se essa variação de clima funciona individualmente para você.

Leia também: “O que você precisa saber sobre inchaço nas articulações”

Mito: o exercício é contra-indicado para quem tem dor nas articulações e artrites.

O exercício é benéfico para todos, com ou sem artrite. No entanto, apenas 13% dos homens e 8% das mulheres com osteoartrite do joelho obtêm a quantidade mínima recomendada de movimento semanal.

Se sentir dor, abandone os exercícios intensos e tente alongar levemente, ou mude para exercícios menos exigentes nas articulações, como a bicicleta ergométrica ou a natação.

O mais importante é conseguir mais movimento em sua vida. Quanto mais exercício você fizer, melhor será a sua amplitude de movimento.

Fato: a osteoartrose é a forma mais comum de artrite.

A osteoartrose é responsável por maior incidência de deficiência e invalidez entre os idosos do que qualquer outra doença.

A osteoartrose envolve toda a articulação, está relacionada a respostas de reparo mal adaptativas, resultando em alterações patológicas em vários tecidos articulares e em aumento da prevalência com a idade.

 

Mais postagens

Articulab - Ortopedia Moderna Especializada Todos os direitos reservados - Politica de privacidade

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

OK