R. Balthazar da Veiga, 634 Cj. 22
Vila Nova Conceição - São Paulo/SP

Dor no cotovelo: o que pode ser e como diagnosticar?

Compartilhe

Atualizado em 18/04/22

Conheça as principais causas de dor no cotovelo e o processo para determinar o diagnóstico

Bater o cotovelo é algo bem incômodo; a dor é aguda e geralmente vem acompanhada daquele ‘choque’ desagradável por impactar o nervo. O local fica dolorido, podem surgir hematomas e a mobilidade fica comprometida durante esse período, mas em geral, após uma semana, da mesma forma que veio, a dor no cotovelo se vai, e nem nos lembramos do acontecido.

Mas, dor constante e de grande intensidade, que impacta a realização de tarefas diárias, pode indicar o acometimento da articulação por alguma condição médica que necessita da avaliação de um médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo para definição do diagnóstico e determinação do tratamento.

Reunimos neste artigo informações de algumas das condições médicas que apresentam a dor no cotovelo como sintoma e, também, uma breve explicação de como é o processo médico para diagnosticá-las.

Dor no cotovelo

A articulação do cotovelo é utilizada para quase todos os movimentos realizados pelos membros superiores, por isso, além da dor resultante de pancadas, a dor no cotovelo esporádica é comum e não necessariamente a indicação de que há algum comprometimento desta articulação.

Mas, a dor constante no cotovelo, que dificulta a realização de atividades e impacta na qualidade de vida, atrelada a outros sintomas, indica que há algo errado e que é necessária a investigação de um especialista para descobrir o problema e tratar os sintomas e a causa deles de forma adequada.

Atletas e esportistas que praticam tênis, basquete, golfe, crossfit, musculação, entre outros esportes, costumam ser os indivíduos mais acometidos por condições médicas que têm a dor no cotovelo como sintoma, principalmente pela carga de treinos e movimentos repetitivos que exigem um esforço maior dessa articulação.

Mas, manicures, jardineiros, operários e outros profissionais também podem apresentar dor no cotovelo devido à atividade laboral executada. Além disso, a dor no cotovelo pode ser resultante do processo natural de envelhecimento do corpo humano.

marcar consulta articulab

Possíveis causas 

Diversas são as causas que podem acometer a articulação do cotovelo e apresentar a dor no cotovelo como sintoma; inflamações e desgastes são alguns dos motivos da dor no cotovelo constante e, até, incapacitante.

Por isso, estar alerta quanto a duração e intensidade da dor no cotovelo é tão importante. Além disso, deve-se estar atento se a dor no cotovelo impacta na realização de tarefas diárias, como tomar banho e cozinhar, e se existem outros sintomas associados à ela.

Confira informações sobre as 4 principais condições médicas que podem ter a dor no cotovelo como sintoma:

1. Bursite: ocasionada pela inflamação das bursas presentes na articulação. Além de causar dor no cotovelo, a bursite pode impactar na mobilidade da articulação e aumentar a sensibilidade no local; pode ocorrer por atrito, trauma ou mesmo por doença reumatológica;

2. Artrite: ocasionada pela inflamação e desgaste da articulação, mais comum em indivíduos acima dos 50 anos. Além da dor no cotovelo como sintoma, a artrose pode acarretar em formigamento e dormência dos membros superiores e impactar a mobilidade da articulação;

3. Síndrome do túnel cubital: ocasionada pela compressão do nervo ulnar, principalmente pela falta de ergonomia no ambiente de trabalho, mas também ocasionada por outros fatores como a predisposição da constituição corporal própria. Além de causar dor no cotovelo, pode acarretar no formigamento e dormência do antebraço, dedo anelar e no dedo (mindinho);

4. Epicondilite: ocasionada por uma inflamação dos tendões presentes no cotovelo, pode ser lateral (cotovelo de tenista) ou medial (cotovelo de golfista). Considerada uma lesão por esforço repetitivo, além de apresentar a dor no cotovelo como sintoma, pode acarretar no aumento de sensibilidade e mobilidade reduzida.

Além dessas condições médicas descritas, existem outras que podem comprometer a articulação e ocasionar dor no cotovelo como sintoma, como por exemplo:

  • Artrose;
  • Fraturas;
  • Luxação;
  • Infecções.

Por isso, buscar orientação de um médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo é fundamental para avaliação completa, diagnóstico e indicação de tratamento assertivo.

Diagnóstico: avaliação clínica e exames de imagem

A consulta médica realizada em consultório é fundamental para que o especialista possa conhecer a história de vida do paciente para coletar dados sobre idade, peso, atividades esportivas e ou laborais realizadas pelo paciente, se houve algum trauma impactando a articulação do cotovelo, entre muitos outros.

Além disso, durante a consulta, o médico realiza o exame físico para avaliar a mobilidade da articulação, amplitude de movimento, hipersensibilidade, entre outros sintomas associados à dor no cotovelo.

A recomendação é que sejam realizados exames de imagem para avaliar a presença ou não de lesão no cotovelo, a gravidade da mesma e o grau de comprometimento da articulação. Para isso, o médico pode solicitar ou realizar os seguintes exames:

  • Radiografia (ou raio-X);
  • Ultrassonografia;
  • Ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada.

Aqui  na Articulab realizamos o exame de Ultrassonografia na mesma consulta, o que agiliza muito o diagnóstico e tratamento de condições que causem dor no cotovelo.

Quando necessário, o médico pode solicitar outros exames complementares para investigar lesões ou condições médicas associadas.

Opções de tratamento

O tratamento para dor no cotovelo vai depender da condição médica que está associada a este sintoma, assim como, gravidade da lesão, condição clínica e idade do paciente, entre outros fatores.

A cirurgia para tratar condições médicas que possuem dor no cotovelo como sintoma é a última opção. 

O tratamento conservador, composto por uma combinação de ações e conduzido por uma equipe multidisciplinar, apresenta resultados positivos para a maioria dos pacientes, não sendo necessário outro tipo de intervenção. Algumas das etapas do tratamento conversador são:

  • Repouso e afastamento das atividades, em quadros agudos;
  • Imobilização, quando necessário, para auxiliar no repouso da articulação; não recomendado por período prolongado para evitar a rigidez articular;
  • Uso de medicação, oral ou tópica, como anti inflamatórios e analgésicos;
  • Compressas de gelo;
  • Acupuntura;
  • Fisioterapia.

Dependendo da causa da dor no cotovelo e da gravidade da condição médica, o especialista pode solicitar que seja realizada uma infiltração para alívio da dor, garantindo qualidade de vida ao paciente.

Alguns pacientes podem não responder bem ao tratamento conservador e ou infiltração, devido a idade, gravidade da lesão, grau de comprometimento da articulação, entre outros fatores. Nesses casos, é indicada a realização de uma intervenção cirúrgica, em geral, artroscopia.

Fique atento à dor no cotovelo com duração maior do que 2 semanas, pois pode ser sintoma de uma lesão nesta articulação. Busque orientação de um especialista em ombro e cotovelo para avaliação do quadro e indicação do tratamento adequado.

Mais postagens

Articulab - Ortopedia Moderna Especializada Todos os direitos reservados - Politica de privacidade

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

OK