O diagnóstico “ombro congelado” é frequentemente aplicado a qualquer rigidez e dor ombro. Porém, essa qualificação pode levar a alguns equívocos.
A denominação ombro congelado sugere que o ombro descongelará, sem a necessidade de tratamento. Essa crença não apenas leva à complacência, mas também pode ser incorreto, pois sintomas contínuos, 11 anos após seu início, já foram relatados na literatura.
A recomendação para o uso do termo contratura do ombro pode ser mais adequada, mas isso pode não refletir a dor frequentemente intensa experimentada com essa condição e, como tal, a síndrome da contratura do ombro congelado, pode descrever mais adequadamente a condição.
Entretanto, utilizaremos o termo ombro congelado já que é o mais citado.
Os tratamentos indicados para ombro congelado incluem fisioterapia, acupuntura, injeções de esteroides, injeção de soro fisiológico estéril, e cirurgia.
Leia também: “Tendinite no ombro? Saiba como a fisiatria pode te ajudar!”
Fase álgica, ou dolorosa
A dor costuma ser mais intensa durante essa fase inflamatória e os pacientes se beneficiariam com o aprendizado de técnicas de alívio da dor.
Esses exercícios incluem atividades suaves de mobilização do ombro dentro da faixa tolerada (por exemplo, exercício pendular, elevação passiva supina para frente, rotação externa passiva e amplitude de movimento assistida ativa em extensão, adução horizontal e rotação interna).
Uma compressa gelada ou quente pode ser aplicado como uma alternativa para aliviar a dor antes do início desses exercícios.
Foi demonstrado que a aplicação de calor úmido em conjunto com o alongamento melhora a extensibilidade muscular. Algumas pessoas também podem achar útil tomar analgésicos antes da fisioterapia.
Fase do congelamento
Semelhante à fase álgica, um pacote quente ou com gelo pode ser aplicado para aliviar a dor antes de iniciar os exercícios.
Exercícios em casa, podem ser mantidos dentro do limite tolerado. Em particular, devem ser mantidos exercícios de alongamento para os músculos de toda a cintura escapular.
A rotação antes dos exercícios de elevação, como um alongamento externo da rotação, também é recomendada para evitar aumento da dor e inflamação.
Fase de descongelamento
Nesta fase, exercícios de fortalecimento são adicionados para manter a força muscular. Contrações isométricas ou estáticas são exercícios que não requerem movimento articular e podem ser feitos sem se preocupar com o aumento da dor no ombro.
Na Articulab contamos com uma equipe multidisciplinar pronta para lhe orientar e oferecer o melhor tratamento disponível.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK