Uma das causas mais frequentes para dores articulares é a tendinite, porém se você está sentindo dor no ombro ou no cotovelo e suspeita que é tendinite, é recomendável evitar o autodiagnostico e buscar ajuda de um bom ortopedista especialista.
Lembramos que este artigo é meramente informativo e não substitui a consulta médica.
O Que Causa Tendinite no Ombro e no Cotovelo?
Existem diferentes causas, quase sempre são geradas por movimentos repetidos realizados no trabalho ou em atividades esportivas.
A causa mais frequente de tendinite no ombro e novo cotovelo é uma lesão por esforço repetitivo, sobrecargas na articulação e falta de ergonomia ao ficar durante muito tempo numa mesma postura inadequada ou forçada.
Também pode ocorrer por uma inflamação por deposição de fosfato de cálcio, conhecida como tendinite calcificante do ombro. As vezes as tendinites nos cotovelos e nos ombros também surgem devido a uma enfermidade autoimune ou predisposição genética.
Sintomas de Tendinite no Ombro e no Cotovelo
Os principais sintomas da tendinite no ombro e cotovelo são dor aguda, inchaço e desconforto ao movimentar o ombro e o cotovelo.
As dores localizadas podem surgir após a jornada de trabalho ou a realização de atividade física, e tendem a se intensificar a noite.
Formigamentos não são tão frequentes e a sensação de dor localizada no ombro e cotovelo por se irradiar para todo o braço, punhos e clavícula.
Também é comum sentir dificuldade em realizar movimentos simples e até mesmo em repousar ou dormir.
Como Prevenir a Tendinite no Ombro e Cotovelo?
No trabalho é preciso revisar se a ergonomia é adequada para a sua função, trabalhando sentado ou em pé, é preciso realizar pausas para esticar os músculos, afrouxando tensões, e respirando adequadamente.
Ao realizar esportes ou exercícios físicos, deve-se realizar aquecimento de todos os grupos musculares, tomar muito cuidado com a postura, evitar sobrecargas, alimentar-se corretamente e fazer alongamento antes e depois da sessão de exercícios.
A prevenção da tendinite no ombro e cotovelo começa quando você presta atenção a sua postura corporal e aos movimentos que realiza, evitando dores musculares.
Quanto maior consciência de seu corpo você estará mais atento(a) aos pequenos sinais enviados pelo seu ombro e cotovelo, de quando deve parar para realizar pausas, alongamentos, repousos, etc.
Como Tratar Tendinites nos Ombros e Cotovelos?
O tratamento para tendinite no ombro e cotovelo depende das características e necessidades de cada paciente, o tratamento varia conforme o tipo de dores sofridas e também segundo a fase ou estágio em que se encontra a tendinite.
Existem diversos tratamentos com fisioterapia realizada na clínica, online ou a domicílio,
o tratamento medicamentoso a base de remédios, analgésicos e pomadas anti-inflamatórias, ou até mesmo cirurgia de ombro e cotovelo se houver ruptura do tendão.
Quanto tempo dura uma tendinite no ombro e no cotovelo?
A tendinite no ombro e cotovelo geralmente dura entre 4 a 6 semanas, que é o período de onde o paciente geralmente sente as dores mais agudas, após este período se for bem tratada a dor pode desaparecer.
Para o caso de tendinites crônicas no ombro, a dor costuma ser mais frequente porém menos intensa, e pode chegar a durar meses.
Como dormir com tendinite no ombro?
Recomendamos não deitar-se de lado pressionando o ombro afetado pela tendinite, preferindo dormir de costas, com a barriga voltada para cima e com travesseiro em altura adequada.
Você também pode utilizar almofadas cervicais para ombros e cotovelos, que auxiliam a diminuir a pressão e aliviar as dores localizadas.
Caso esteja muito habituado a dormir de lado, coloque um travesseiro entre os joelhos e abrace outro travesseiro procurando descansar o ombro que está dolorido.
Antes de adormecer procure práticar técnicas de relaxamento e de respiração, e evite ficar segurando o celular na cama por muitas horas a fio na mesma posição.
Como funciona a consulta ortopédica online para quem sofre de tendinite?
Você pode realizar uma avaliação e até mesmo uma consulta online com nossos ortopedistas especialistas em ombro e cotovelo através de vídeo-chamadas.
Veja como funciona o atendimento ortopédico à distância
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK