R. Balthazar da Veiga, 634 Cj. 22
Vila Nova Conceição - São Paulo/SP

Tratamentos ortopédicos multidisciplinares para tratar lesões no esporte

Compartilhe

Atualizado em 19/05/21

Saiba quais são os principais tratamentos para lesões no esporte e os benefícios de contar com uma equipe multidisciplinar nesse processo

As lesões esportivas são bastante comuns tanto entre profissionais e atletas, quanto para amadores e praticantes de atividades físicas. Essas lesões podem ir das mais leves com tratamentos mais rápidos, menos impacto na performance do paciente e mais facilmente contornáveis, até lesões mais graves, que podem incluir danos a outras estruturas próximas, que exigem um longo tratamento e, eventualmente, um programa de prevenção a longo prazo.

Os tipos de lesões no esporte se dividem entre duas categorias principais:

  • Lesões crônicas. Que são decorrentes, principalmente, do esforço repetitivo, quando alguma estrutura, como articulações, ligamentos, tendões ou músculos é sobrecarregada durante um longo período, desenvolvendo um caso evolutivo em que há momentos de sintomatologia e outros de remissão. 
  • Lesões agudas. Ocorrem quando a lesão é consequência de um episódio traumático específico, seja por um impacto direto, por sobrecarga, entre outras.

As principais lesões no esporte são: cãibras, entorses, tendinite, bursite, lombalgia, fraturas, concussões, luxação, estiramento muscular, distensão muscular e rupturas ligamentares.

Quais são as principais causas de lesões no esporte?

Assim como há diversos tipos de lesões esportivas, também há diversas maneiras de causar esse tipo de lesão e há diversos fatores influentes:

  1. Fatores intrínsecos

Esses são fatores específicos e individuais que independem de fatores externos. Incluem: histórico médico, lesões anteriores, fraquezas musculares, inflexibilidade, frouxidão ligamentar, condicionamento físico, entre outros.

  1. Fatores extrínsecos

Diferente dos intrínsecos, os fatores extrínsecos não estão diretamente relacionados a questões individuais de cada atleta, mas à fatores externos a ele como sobrecarga, impactos diretos sob alguma estrutura corporal, a falta de orientação na realização de esportes e atividades físicas, além do não uso de equipamentos de segurança e proteção.

Apesar de ambos atletas amadores e também profissionais estarem suscetíveis a esse tipo de lesão, dentre os amadores as principais causas para as lesões são: falta de orientação na realização de exercícios, sobrecarga e falta de condicionamento físico. 

Já no caso de atletas profissionais muitas vezes as lesões no esporte ocorrem ao final de treinos, quando já estão em um momento de maior fadiga, quando voltam a uma intensa atividade física após um período de pausa e desequilíbrios musculares, por conta de atividades repetitivas com um determinado membro o qual é mais exigido para realização da atividade, enquanto o outro não é utilizado com a mesma intensidade. 

Praticantes de esportes de contato como futebol, basquete, lutas em geral, entre outros, também estão expostos a um risco maior de lesões esportivas.

Marcar Consulta

Como é o tratamento para lesões no esporte?

Os sintomas de lesões esportivas podem ser bastante dolorosos para os pacientes. A depender do tipo de lesão, podem inclusive limitar os movimentos e impedir o atleta de realizar atividades físicas que envolvam o membro afetado por tempo indeterminado, afetando sua performance. Por isso, é necessário iniciar o tratamento o mais rápido possível. 

O tratamento para lesões esportivas depende diretamente de qual foi a lesão, o histórico do paciente, e qual a extensão da lesão, por isso é necessário buscar ajuda médica para uma avaliação completa da lesão.

Consulte-se com um de nossos especialistas sem precisar sair de casa, obtenha o diagnóstico e inicie seu tratamento o mais rápido possível.

Os tratamentos, no geral, incluem:

Casos mais leves

Em casos de menor gravidade, em que a dor muitas vezes é momentânea e não há outras estruturas danificadas, como em episódios de cãibras e entorses, o tratamento pode ser feito imediatamente e envolve repouso, gelo, compressão e elevação, o chamado RGCE.

Esse tipo de tratamento envolve repouso após o episódio traumático, como forma de evitar uma piora no quadro ou até causar lesões associadas. Colocar gelo ou uma bolsa de gelo no local como uma forma de reduzir o edema (inchaço), diminuir a inflamação e também a dor no local. É importante ressaltar que ao realizar compressas frias não colocar o gelo em direto contato com a pele, sempre deixá-lo envolto em panos ou utilizar bolsas. 

Além do repouso e de compressas de gelo, comprimir a região com faixas pode ser efetivo para aliviar a dor e edema. A elevação do membro afetado ajuda a drenar líquidos, diminuindo o edema e também a dor. 

Casos mais graves

Nos casos de lesões esportivas mais graves como rupturas de tendões e ligamentos, fraturas, distensões musculares, entre outros, o tratamento deve ser indicado e acompanhado por profissionais especializados. 

Normalmente, o médico indica um tratamento medicamentoso que visa diminuir a inflamação e eliminar a dor, de acordo com a avaliação de cada lesão e histórico médico do paciente. Além disso o tratamento pode passar por uma imobilização total do membro afetado por tempo determinado pelo médico, averiguação de lesões associadas, suspensão de atividades físicas, retorno de forma gradual e assistida por meio de tratamento fisioterápico e, em casos mais graves, até mesmo cirurgia. 

Casos recidivos

Muitas vezes as lesões esportivas constituem casos recidivados, ou seja, quando não é a primeira vez que uma estrutura sofreu danos e foi lesionada. Em casos como esses, o tratamento deve ser feito de forma diferenciada e com acompanhamento médico.

Assim como em casos crônicos, o tratamento, muitas vezes, tem foco também a longo prazo e é feito de forma a prevenir e evitar que a lesão se repita. 

Marcar Consulta

Qual a importância de tratamentos ortopédicos multidisciplinares no tratamento de lesões no esporte?

O tratamento multidisciplinar no diagnóstico e no tratamento de lesões no esporte traz grandes benefícios para o paciente, que pode contar com diversos profissionais que atuam de maneira combinada e comunicativa para possibilitar um diagnóstico mais completo e um tratamento otimizado e com o máximo de recursos para acontecer da forma mais rápida e efetiva para o paciente. 

No caso das lesões esportivas, o tratamento ortopédico multidisciplinar inclui a participação de médicos, ortopedistas, fisiatras e fisioterapeutas, oferecendo um tratamento de ponta a ponta, e oferecendo assistência em cada fase de recuperação: do repouso e tratamento medicamentoso, até as sessões de fisioterapia para reabilitação e recuperação total dos movimentos. 

Conheça o tratamento ortopédico multidisciplinar da Articulab e conte com uma equipe especializada para otimizar o tempo de tratamento e oferecer os melhores recursos para cada caso e paciente!

Mais postagens

Articulab - Ortopedia Moderna Especializada Todos os direitos reservados - Politica de privacidade

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

OK