Quem sofre com bursite no ombro, especialmente na fase aguda, provavelmente não conseguirá levantar completamente o braço ou dormir confortavelmente.
O alívio da dor geralmente é a prioridade para pacientes que sofrem de bursite no ombro.
A bursite é tratada inicialmente com compressas de gelo, repouso e medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Você pode precisar usar uma tipoia ou uma faixa de suporte do ombro para aliviar a dor.
Na Articulab nossa equipe de profissionais realiza um diagnóstico rigoroso e preciso para estabelecer a melhor estratégia de tratamento para bursite no ombro.
A fisioterapia especializada é o principal método de tratamento, e o primeiro a ser indicado após essa avaliação inicial detalhada. O profissional de fisioterapia trabalha com cuidado exclusivo a cada paciente, de uma maneira personalizada para as necessidades e anseios de cada um.
Ocasionalmente, a bursite não infecciosa do ombro pode ser tratada também com uma injeção de cortisona na bursa inflamada. Chamamos esse procedimento de infiltração do ombro, e deve ser feito por profissionais especializados, sob cuidados extremos de higiene local (antissepsia e assepsia) para evitar a contaminação bacteriana da articulação.
Os ortopedistas, fisioterapeutas e médicos fisiatras especializados são treinados para identificar outras doenças que poderiam “imitar” os sintomas da bursite, mas que teriam tratamento diferente. Entre eles os principais são a tendinite do manguito rotador, a lesão do manguito rotador e a capsulite adesiva (síndrome do ombro congelado).
Há diversas escolas que utilizam a acupuntura como método de tratamento das dores. A escola oriental utiliza a técnica por meio dos estudos dos meridianos do corpo. A escola ocidental encontra na acupuntura uma aplicabilidade mais objetiva e localizada focada no tratamento do sintoma. Mas é a combinação dessas escolas que traz os melhores resultados para os pacientes.
Os tratamentos de acupuntura para bursite no ombro podem ser realizados na Articulab, por profissionais com treinamento especializado.
As sessões de acupuntura são realizadas com agulhas estéreis de uso único. Às vezes, algumas sessões de acupuntura são suficientes para curar os sintomas da bursite.
No ombro é comum a concomitância da tendinite do manguito rotador associada a bursite. Isso ocorre na Síndrome do Impacto do Ombro, um dos mecanismos mais comuns de lesão nesta articulação. Neste caso, a Terapia por Ondas de Choque (TOC) pode ter papel fundamental na plena recuperação do paciente.
É um procedimento não cirúrgico e não invasivo para melhorar a cicatrização dos tendões e tecidos moles, como no caso de bursites e tendinites.
Ao contrário do que muitos pensam, não ocorre por estimulação elétrica, mas sim por ondas de choque não visíveis que produzem impacto e som.
A bursite infecciosa (séptica), que é incomum no ombro, requer avaliação urgente e tratamento mais agressivo.
A bursite séptica requer antibioticoterapia, inicialmente por via intravenosa. Aspiração repetida do líquido inflamado pode ser necessária. A drenagem cirúrgica e a remoção do saco bursa infectado (bursectomia) também podem ser necessárias. Geralmente, a articulação adjacente funciona normalmente após a cicatrização da ferida cirúrgica e a resolução da infecção.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
OK